Clínica de Tratamento e Recuperação

 
 
A Clínica RAN recebeu hoje a visita das famílias dos utentes, num dia preenchido com atividades terapeuticamente importantes na abordagem à doença da adicção e seu tratamento.
Manhã preenchida com uma palestra dirigida pelo  Dr. Eduardo Fernandes, psicólogo clínico da clínica RAN, abordando o tema da doença da adicção, as suas características e implicações mentais e comportamentais. Como foi referido, a obsessão-compulsão tipica nesta doença não se direcciona apenas para o uso de substâncias, mas abrange outras áreas da vida pessoal e social do sujeito, como por exemplo: problemas com alimentação, jogo, compras, sexo, comportamentos desviantes, duplos diagnósticos de saúde mental, etc. 
O grupo de sentimentos realizado da parte de tarde dirigida pelos conselheiros Fernando Matos e Francisco Mariz, foi fundamental para a família partilhar a sua experiência resultante da relação com o utente e, expressar os sentimentos e emoções que estiveram presentes nessa interação. Este espaço dedicado a um grupo de sentimentos, permitiu às familias identificarem os seus próprios sentimentos e expressá-los, partilhando-os desta forma com o grupo.
È essencial incluirmos ativamente as famílias no processo terapêutico dos utentes, por um lado para estruturar o seu centro emocional e ajudarmos a terem comportamentos assertivos, por outro lado, acreditamos que as suas visitas são um forte impulso no processo de recuperação dos utentes.
 
DSC07365.JPG
 

Eventos

Sábado 11h30 - After Care

Email

apoio @ ran.pt

Ligue grátis

800 203 696
(todas as redes)