A Nossa Abordagem

TODOS OS EXAMES ( ANÁLISES AO SANGUE / TÉTANO / MICRO-RADIOGRAFIA / MANTOUX - TUBERCULOSE, ETC ) SÃO EFECTUADOS NUMA FASE INICIAL, NAS NOSSAS INSTALAÇÕES.

A nossa abordagem consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista cujo objetivo é a abstinência de substancias psico-activas capazes de provocar oscilaçães artificiais do estado de humor e comportamento do individuo.

Pretende-se ajudar o utente e a sua família a modificar atitudes e comportamentos através de um método de trabalho que assenta nos princípios dos grupos de auto-ajuda , grupos de sentimentos , terapia racional e emotiva , psicologia transacional , palestras , filmes didáticos e terapias individuais. Através destas técnicas o individuo adquire uma consciência , até então inexistente das implicações da sua doença e consequentemente uma responsabilização pela sua recuperação..

Através da partilha com outros elementos do grupo , aprende com estes e com os nossos técnicos a identificar e a lidar de forma construtiva com os seus sentimentos e emoções e não destrutiva como fazia no tempo da sua adição activa. A duração deste processo é diferente para cada paciente , sendo-lhe salvaguardado o tempo necessário e suficiente para progredir no programa à velocidade que for pertinente para o seu caso. As consultas para problemas de substancias psicoactivas , depressões e outras adições são prestadas em quantidade , frequência e intensidade adequados ao objectivos e necessidades do plano individual de tratamento , o qual será revisto periodicamente. Esta é uma doença que é um problema de saúde publica a nível mundial , com graves implicações sociais , politicas , económicas e culturais que a todos atinge.